Dafen City – produção em massa de pinturas

283301177_21c168b811art

Em 1989, Huang Jiang, pintor e homem de negócios (combinação explosiva), resolveu contratar 19 pintores e abrir um negócio especializado em réplica de pinturas de grandes mestres, tais como Da Vinci, Van Gogh , Rembrandt, em Dafen, um vilarejo no suburbio de Shenzhen, sul da China. O negócio prosperou rapidamente,  impulsionado por um grande pedido da Wal-Mart de 50.000 pinturas, que rendeu ao proprietário, Jiang, $250,000, uma pequena fortuna para o patamar chinês de então. A prosperidade do negócio atraiu mais artesãos empreendedores para atender a demanda de reproduções que chegavam de diversas partes do mundo. Conforme reportagem sobre Dafen da revista Der Spiegel (de 2006), o vilarejo exporta mais de 5 milhões de pinturas por ano, pintadas por aproximadamente 10.000 pintores. Para se ter uma idéia, um pintor ligeirinho chega a produzir 30 pinturas por dia.  O vilarejo de 4 quilometros quadrados  possui mais de 700 lojas e galerias que oferecem toda espécie de reprodução, inclusive de renomados artistas chineses contemporâneos, como Wang Guangyi e Yue Minjun. Conheça esse negócio da China:

youtube-link

Empresas que fazem cópias, como  a Star e a Pix2oils , oferecem os seus serviços pela web. As reproduções são muito baratas e podem ser feitas em qualquer tamanho. As imagens originais podem ser fotos pessoais, ou qualquer outra que se deseje reproduzir. Apesar dos preços serem absurdamente baixos os artesãos que reproduzem as obras consideram o trabalho  um bom negócio.

800px-dafen_oil_painters_villiage_2006b867fda716060d6490bbe4f83d93bb3b

Abaixo, algumas das reproduções produzidas nessas empresas:

imageimage3

George Braque e Paul Klee

image_daliimage09

Salvador Dali e Kandinsky.

Mas não só de cópias vive Dafen, os seus artistas também produzem originais, ou a la maniera, como esse meio Kandinsky meio Cy Tombly:

image6-original

not bad!

Advertisements

0 Responses to “Dafen City – produção em massa de pinturas”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




Pepe Casals – Ilustrador freelancer

Clique nas imagens e nos textos coloridos para acessar os links Contato: ppcasals@uol.com.br

links no del.ici.ous


%d bloggers like this: